Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Até aos 30 fico boazona

porque amanhã quero ser um pouco menos do que sou hoje.

Até aos 30 fico boazona

porque amanhã quero ser um pouco menos do que sou hoje.

hábitos alimentares em vez de dieta.

por Filipa Santos, em 02.09.14

a palavra dieta parece muito forte, não acham? 'ah e tal, vou começar a fazer dieta no dia x.' assim até parece que é algum castigo, e não é. aliás, não deve ser.
quando nos mentalizamos que vamos mudar, temos de ter também bastante motivação e estarmos convencidos que realmente é o que queremos e é o que nos vai fazer bem. posso até comparar ao deixar de fumar - nunca fumei, mas posso imaginar - se não quisermos verdadeiramente, não vamos conseguir durante muito tempo.
ficam aqui então algumas dicas, que podemos ir alterando no nosso dia-a-dia, e que fazem toda a diferença:

1. dividir as refeições pelo dia. ou seja, deixar de fazer apenas 3 refeições por dia. depois às 22h23m dá-nos uma fome ridícula e comemos uma torradinha antes de ir para a cama (ou duas, ou três, vá). isto acontece porque o nosso corpo está a pedir o que não foi ingerido durante o resto do dia. então a alteração a fazer é: para além das refeições principais, fazer um lanche a meio da manhã e um ou dois a meio da tarde. mesmo que nos apeteça à mesma algo antes de ir para a cama, já não vai ser uma fome tão extraordinária e com um iogurte ou um chá já nos sentimos bem.

2. não comer hidratos de carbono à noite. jantar esparguete às 20h e ir dormir às 22h não nos traz nada de benéfico. o nosso corpo não vai queimar esses hidratos. em compensação, comam mais proteína e vegetais. a fruta também se deve evitar à noite, devido à frutose.

3. largar os fritos. apetece meeeesmo um rissol ou um croquete? façam-nos no forno, mas evitem comer com regularidade. qualquer alimento que seja preciso fritar pode ser feito no forno. fica igual e não leva gordura. podem também fritar em azeite ou óleo de côco.

4. alterar os hidratos. não devemos cortá-los de vez da nossa alimentação, apenas à noite pelas razões já apresentadas. ao almoço, por exemplo, em vez do habitual arroz ou esparguete branqueado, substituam pelo integral.

e são estas as pequenas alterações, que podem fazer toda a diferença. como é óbvio existem mais, como cortar nos doces :)
o desafio é ir fazendo uma destas alterações todos os dias. boa sorte!

 


Post baseado no vídeo do Bruno Salgueiro - in Dicas do Salgueiro
https://www.youtube.com/watch?v=ruRsQr7cpD0&index=11&list=PLyOO_7i_-YdELXKvpmZPF6a98MCHG9OH_

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D